Histórico

O Teatro Lambe-Lambe é uma das várias manifestações das quais se constituem o Teatro de Animação Contemporâneo. Dentro de um espaço cênico muito pequeno, uma caixa, são apresentadas peças teatrais de curta duração através da manipulação de bonecos e objetos para apenas um espectador.

O termo refere-se aos fotógrafos de rua que trabalhavam em praças e parques de várias cidades do Brasil no início do século XX. Originalmente, estes fotógrafos utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo.

Assim, o Lambe Lambe é um espetáculo que acontece no invólucro de uma caixa, um mini teatro para um único espectador. Através de um furo na caixa, o público pode experimentar a confidência de um mundo paralelo, uma experiência imagética e poética.

Tornando possível, de maneira simples e breve, transpor a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado. Olhar por uma pequena janela, adentrar a caixa, um encontro com o interno, revelação do que está apropriadamente guardado, um segredo compartilhado.

" O Teatro de Lambe-Lambe é considerado uma modalidade de teatro de bonecos e é uma criação baiana que existe desde 1989, criado por Ismine Lima e Denise di Santos. Inspirada nas caixas de fotografia lambe-lambe. O primeiro espetáculo foi " a dança do parto". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário